segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

A INFLUÊNCIA DA MUSICALIDADE ANGOLANA NO BRASIL



Angola foi o país africano que mais influenciou o Brasil em termos culturais. Muitas foram às heranças de sua cultura deixada por aqui: a comida, a música, as manifestações religiosas, o idioma e o jeito de ser.
        Na música, Angola foi responsável pelo surgimento da Samba. Uma expressão musical oriundo do Semba, criada pelos bantus. Assim como o maracatu, o jongo e o batuque. Influenciou a ritmicidade e os instrumentos da capoeira de Angola, desenvolvida no Brasil pelo Mestre Bimba.





HISTÓRIA DA MÚSICA EM ANGOLA


        A música angolana, seja ela tradicional (como semba ou rebita) ou moderna (como kuduro, kizomba ou Zouk) possui grande projeção e vem atravessando fronteiras. Muitas influências formaram o que se tem hoje de musicalidade em Angola, que remonta ao passado desta nação. Movimentos de migração do grupo Bantu, assim com, a "chegada"  dos portugueses (século XV) e dos holandeses (século XVII). Vale lembrar que muito da história da música Angolana e da própria Angola se perdeu com a escravização e retirada de seus nativos da terra para o trabalho forçado nas Américas.
    Os homens e mulheres feitas escravos também influenciaram ritmos como o tango, o samba, o blues e o jazz.
    Atualmente, o pesquisador e músico Mário Rui Silva é dos principais divulgadores da música de Angola. Ele destaca alguns instrumentos que fazem parte da tradição musical angolana: dikanza, ngoma, marimba, kissanji, clochas (double-bell).
Num artigo profundo e que nos permite visualizar as muitas influencias, os instrumentos, as figuras marcante, intitulado “A História da Música em Angola”, Mario Rui Silva, escrevi sobre a música angolana e traz algumas curiosidades.
Confira em: http://jovenshungu.webnode.pt/products/a-historia-da-musica-angolana-mariorui-sila-/






domingo, 8 de fevereiro de 2015

Discografia




Avante o Poder Popular. Intérprete: Calabeto. In: Vários Músicos. Progresso, Disciplina, Produção e Estudo.
Cada cidadão é e deve sentir-se um soldado. Intérprete: Santos Júnior. In: Vários Músicos. 
Chofer de Praça. Intérprete: Luís Visconde.  In: Soul of Angola: anthologie de la musique angolaise (1965-1975). 
Faço-te este apelo camarada. Intérprete: Carlos Lamartine. In: Carlos Lamartine e Conjunto Merengue. 

Referências
http://revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180305102013373/2877

http://freedomspear.blogspot.com.br/2013/07/ngola-ritmos.html

O percurso musical de Urbano de Castro Por Jomo Fortunato

À espiritualidade de Artur Nunes, juntaram-se as preocupações de índole social e política de David Zé, e a irreverência do cantor e compositor Urbano de Castro. Três figuras emblemáticas da história da Música Popular Angolana, cujo legado musical perdura até aos nossos dias, passados trinta e quatro anos de ausência do cenário artístico angolano.

Linha do Tempo Musica Angolana

Ngola Ritmos


Liceu Vieira Dias, Domingos Van-Dúnem, Mário da https://www.youtube.com/watch?v=89JDlmPxfXs&list=RD89JDlmPxfXs#t=115Silva Araújo, Manuel dos Passos

Ngola Ritmos


Ngola Ritmos foram a primeira banda moderna de cantar em  kimbundu , e foram o grupo que forma semba à sua forma atual e infundido com a sociedade angolana um sonho sobre a identidade nacional., ativistas da resistência contra os colonialistas portugueses, transmitindo mensagens musicais sobre o necessidade de mudança de espírito adormecido de Angola,  depois de 500 anos de ocupação. "A mensagem era, estar preparado para amanhã", e o grupo que lançou algumas bases sólidas para a música angolana moderna nunca deve ser esquecido, graças aos nossos tempos que nos permitem ter alguns vislumbres do que isto, não era muito distante e aprender com essas pessoas enquanto vivo, antes de sua história é varrida pelo tempo.






Kituxi





Kituxi

Kituxi e seus acompanhantes é um grupo tradicional de música angolana. E já foi consagrado como um dos reis da música angolana juntamente com Elias Diakimuezo e Lourdes Van-Dúnem Ao conjugar a música tradicional, cantada em línguas nacionais angolanas, com instrumentos nativos e trajes típicos, o Kituxi acabou por criar um estilo próprio, muito apreciado não só em Angola como no exterior do país. Um estilo que, vale dizer, é encarado por esses mestres da música tradicional como verdadeira causa cultural, cuja missão é de preservar o valioso patrimônio cultural de Angola.



Referências

http://www.angola.or.jp/index.php/about_angola/culture

Instrumentos Musicais

....

Sonoridades africanas\Kizomba

 A Kizomba é uma dança africana resultante de uma fusão do Semba tradicional com o ritmo mais lento do Zouk, resultando em uma combinação dançante e muito sensual, nos últimos anos, tem conquistado a alma dançante de muitos pares em pistas e discotecas de todo o mundo. Com passos, ritmos e música muito própria.



Como se dança? 

Existem três maneiras de dançar Kizomba: “passada” (estilo clássico), “tarraxinha” e “quadrinha”. Idealmente dançada em pares existe, no entanto, a Kizomba acrobática, normalmente executada por dois homens. Extremamente íntima, a Kizomba proporciona uma enorme cumplicidade entre homem e mulher, sendo dançada com grande proximidade, com movimentos lentos, sensuais e insistentes. Requer bastante flexibilidade de joelhos, uma vez que os dançarinos recorrem a movimentos verticais frequentes, alternando entre o sobe e desce das pernas. Uma experiência quente e única, que vai querer repetir vezes sem conta.




Fique por dendro!

VÍDEOS: 



Referências

Disponível em http://www.ozy.com/performance/kizomba-the-sensual-dance-from-angola/34021acesso 8 de Fev.2015. 

O QUE KUDURO?

O que é kuduro?



Certamente  o Kuduto  é um dos ritmos mais  populares em Salvador  vindos de Angola. O kuduro é um estilo de música e dança que surgiu em Angola na década de noventa e se espalhou por vários países sendo ressignificado em diferentes contextos. Segundo a artigo  O KUDURO, PRÁTICAS E RESIGNIFICAÇÕES DA MÚSICA: CULTURA E POLÍTICA ENTRE ANGOLA, BRASIL E PORTUGAL discorre sobre Kuduro e suas características: 

O kuduro surgiu em Angola como um estilo de dança e logo foi associado a um ritmo e um modo específico de se fazer música em programas de computadores pessoais. As músicas, inicialmente denominadas de “batidas”, em Luanda, se caracterizavam pela velocidade rítmica e pela montagem improvisada. Nos primeiros anos, o kuduro foi essencialmente marcado por uma vertente influenciada fortemente pelas batidas de música technoiii norte americanas e européias. Em seguida, surgiu uma vertente mais voltada para a criação instrumental, sendo marcante a produção da música e o papel do DJ, do MC e dos dançarinosiv, envolvendo muitos adolescentes e jovens com tais atividades. Logo a seguir, o kuduro expandiu-se e aos poucos se tornou uma referência musical da nação angolana, dentro e fora do país, difundido pela imigração, por programas de televisão e pela internet através de sites de compartilhamento e difusão de músicas e vídeos.(Frank Marcon 2013p.3)

Este estilo musical dançante  e  rápido ganhou espaço no cenário Brasileiro nas vozes  Larissa Luz, Daniela Mercury Magary lord e Latino...







Vídeos:

Chamada do  documentário I Love Kuduro!   











REFERÊNCIA

Disponível em: http://www.revistas.ufg.br/index.php/historia/article/view/29868 acesso 8 de Fev. 2015.

JOGO DE ANGOLA - CLARA NUNES




A música popular brasileira agrega diversos elementos vindo de África que a particularizam.Muitos os artistas cantam e dançam a África da diáspora dentre este destacamos a cantora  Clara Núnes que revelam nas  letras de música as   conexões entre música, religião e história, tais como  as músicas de ''Moça de Angola,''  e Jogo de Angola.